quarta, 03 de junho

14 MAI 2020
Prefeitura realiza segunda entrega do Kit de alimentação escolar quinzenal

Nesta quinta-feira (14), a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza a entrega do Kit de Alimentação Escolar quinzenal, composto por hortifruti e proteína.

Os pais e/ou retiraram os primeiros kits mensal e quinzenal no dia 30 de abril. " Os kits foram divididos assim por alguns produtos serem perecíveis. Desta forma, os responsável pela criança deve procurar a escola que fez o cadastro para, neste momento, retirar o kit quinzenal", destacou a secretária Municipal de Educação, Neli Geanini.

É importante destacar ainda que, a Secretaria de Educação entregará um kit por família. Se houver dois ou mais filhos matriculados na rede municipal de ensino, a família receberá ainda um kit, porém com mais produtos.

O kit de alimentação foi elaborado de acordo com o Manual de Orientações para Execução do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar, durante a situação de emergência decorrente da pandemia do coronavirus (COVID-19), considerando os seguintes itens:

- Priorizar os gêneros alimentícios que se encontravam no estoque com validade mais próximo, de forma a evitar o desperdicio;
- Planejamento prévio sobre quais refeições deveriam ser atendidas com o kit para que o aluno tenha uma alimentação semelhante aquela que ele teria na escola;
- Definir a quantidade per capta de cada gênero alimentício;
- Fornecimento quinzenal de porções de frutas, hortaliças, legumes e proteína;
- Garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos através da aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar;
- Garantir qualidade e controle higiênico - sanitária;
- Definir um cronograma de distribuição dos Kits;
- Garantir a participação do Conselho de Alimentação Escolar.

Dúvidas e mais informações foram esclarecidas durante transmissão ao vivo com a secretária de Educação e a nutricionista Ana Paula. Confira a entrevista completa pelo link: https://www.facebook.com/prefeituravalentimgentil/videos/3043677745699943/