terça, 19 de março
26 MAR 2020
SAÚDE
Secretaria de Saúde pede conscientização de todos os munícipes para prevenção ao coronavírus

O mundo está em alerta por conta do coronavírus. A Prefeitura de Valentim Gentil, por meio da Secretaria de Saúde tem orientado a população sobre as medidas de prevenção para evitar a disseminação da COVID-19.

No inicio da semana, o Prefeito Adilson Segura decretou situação de emergência em saúde e anunciou a suspensão temporária de algumas atividades no município. A ação foi definida em trabalho conjunto do setor de Saúde e da administração municipal.

Uma das mudanças foi em relação a entrega de medicamentos. “Nós fizemos um trabalho de conscientização com os agente de saúde em relação as receitas. Os profissionais estão levando as receitas e as medicações para os idosos, que fazem parte do grupo de risco para eles não precisarem ir na unidade de saúde, assim reduzimos os riscos de contaminação”, explicou Rosana Segura, diretora de Saúde.

“Nós estamos batendo de forma bastante intensa nas medidas preventivas, porque a gente sabe que hoje é o melhor caminho. Nós sabemos que temos um sistema de saúde, no Brasil, que não suporta o caos. Já era difícil e vai ficar mais ainda se não cuidarmos agora”, disse ela.

O pronto atendimento continua aberto 24 horas. Porém a recomendação é que o paciente procure a unidade de saúde se for urgente. Em relação aos acompanhantes, pessoas acima de 60 anos, menores de 18 anos, e pessoas que tem necessidades específicas poderão ter acompanhantes.

“Eliminamos a entrada pela ambulância e a entrada pela rua Gustavo Pantaleão de Lima. Deixamos duas portas de entrada, e nas duas tem um profissional de saúde que está orientando, para que o paciente adentre a unidade somente com o acompanhante que seja necessário”, explicou Rosana.

Para o paciente está com sintomas de gripe é fornecido o álcool para a higienização das mãos, e é ofertada a máscara. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo é minimizar os riscos, evitando a proliferação da doença.

Outra orientação é para que usuários que apresentarem sintomas de gripe devem entrar pelo pronto atendimento e informar para que as medidas de prevenção sejam adotadas imediatamente na unidade de saúde.

“Estamos trabalhando de forma intensa para que todos se conscientizem. Nós precisamos ter chance de viver outro momento, mas precisamos enfrentar o de hoje. Queremos minimizar ao máximo, porque nosso sistema não comporta uma epidemia”, disse Elaine Teixeira Barbosa Simonato, secretária de Saúde.

“Os profissionais de saúde fazem o trabalho porque amam, é um dom de Deus. Aconteça o que acontecer, a saúde não recua. Vamos ficar até o final. Vai chegar uma hora que não vamos poder voltar pra casa, não vamos poder voltar para os nossos filhos até mesmo para protege-los da contaminação, mas a gente vai continuar lá para a família de vocês. Mas se você ficar em casa, é uma pessoa a menos que nós vamos precisar nos preocupar de mandar para UTI”, acrescentou Elaine.

FISCALIZAÇÃO
Na terça-feira (25), uma equipe da Secretaria de Saúde, Defesa Civil e Polícia Militar orientaram comerciantes que ainda estavam com estabelecimentos comerciais abertos e população.

Cristian Oliveira da Defesa Civil disse que a conscientização precisa ser de todos. “Os idosos ainda continuam nas ruas. Pedimos aos familiares que nos ajudem nesta situação, porque eles são mais vulneráveis ao coronavírus”, explicou.

“Nós nos preocupamos com a economia. Nos perguntamos: como vamos pedir para pessoa fechar as portas se ela vive disso? Mas agora estamos optando por viver. Hoje nós vamos salvar o máximo de vidas que a gente conseguir”, disse Elaine.