28 JAN 2021
PROJETO ECO ÓLEO: troque óleo de cozinha usado por detergente

Uma simples ação que beneficia o meio ambiente e você. A Prefeitura de Valentim Gentil, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente promove no município, desde 2010, o Projeto Eco Óleo. O objetivo é evitar que o produto vá para o meio ambiente, contaminando a água, além da fauna e flora. A ação incentiva a troca do óleo de cozinha usado por detergente.

Para participar do projeto o munícipe deve armazenar o produto em recipiente plástico, como por exemplo, garrafa pet. Importante destacar que a troca pelo detergente é feita a partir de dois litros de óleo de cozinha usado.

A troca deve ser feita na Secretaria de Meio Ambiente que fica na Avenida Sebastião Sanchez Bleza, no Jardim Itália, ao lado da antiga escola da moda, próxima a Chopplândia. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Neste período de pandemia, vale ressaltar que os munícipes devem seguir as recomendações de segurança contra a Covid-19, como na entrega, fazer o uso da máscara facial, e estará a disposição o álcool em gel para higienização das mãos.

Além da entrega voluntária na sede da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, a Prefeitura, através da pasta, mantém uma parceria com oito estabelecimentos comerciais, como restaurantes, mercados, mercearias, casa de carnes e outros. São disponibilizados recipientes (bombonas) de 50 litros, que quando cheios são recolhidos e armazenados, e posteriormente destinados a empresa responsável pela destinação correta do produto.

BALANÇO
Desde 2010, já foram coletados em Valentim Gentil, 29.554 litros de óleo de cozinha usados. Em 2020, foram 1.260, número inferior devido a pandemia causada pelo novo coronavírus.

“O meio ambiente é uma das principais áreas que a nossa administração destina cuidado desde o outro mandato. Por isso, pedimos a colaboração de todos nesta importante ação. 2020 foi um ano bem atípico para todos, mas o projeto continua neste ano”, afirmou o Prefeito Adilson Segura.

“É um projeto bastante importante para a nossa comunidade. Pedimos a colaboração de todos os munícipes, para que evitem jogar nos ralos da pia ou descartar em locais irregulares. Contamos com o apoio de todos”, disse o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Alexandre Ramos.