terça, 23 de abril
02 FEV 2021
MEIO AMBIENTE
COLETA SELETIVA: MAIS DE 286 TONELADAS DE MATERIAIS RECICLÁVEIS SÃO COLETADOS EM VALENTIM GENTIL

Toda terça e quinta-feira, a Prefeitura de Valentim Gentil, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente realiza a coleta seletiva no município. O serviço é prestado por empresa terceirizada e todo material recolhido na cidade é encaminhado para a Ascare – Associação de Catadores de Recicláveis.

Em 2020, mais de 286 toneladas de materiais recicláveis foram coletadas no município, 23 toneladas a mais que em 2019. Em relação aos materiais coletados foram: 146.664 kg de papelão; 40.571 kg de plástico; 36.600 kg de metal; 33.730 kg de vidro; 22.187 kg de papel; e 6.316 kg de outros materiais.

Os materiais encaminhados para Ascare recebem a destinação ambientalmente correta, e é a renda de oito famílias que atualmente prestam o serviço no local que funciona próximo ao antigo aterro.

A população deve colocar nas calçadas as terças e quintas-feiras apenas o que pode ser reciclado, como os materiais citados acima. “O meio ambiente deve ser uma preocupação de todos nós. Agradecemos a toda população que colabora com a coleta seletiva, favorecendo a nossa fauna e flora, e ainda contribuindo com as famílias da associação”, disse o prefeito Adilson Segura.

Importante ressaltar o que NÃO é possível descartar nos dias da coleta seletiva: - restos de alimentos, papel e recipientes com resíduos de alimentos, papel higiênico, fraldas descartáveis, resíduos contaminantes, seringas, remédios vencidos e outros.

BALANÇO

Desde o início da implantação da Coleta Seletiva, os números mostram um aumento de materiais coletados. “É um compromisso da administração que conta com o apoio de toda a população. Prova disso são os números desde o início do projeto”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ramos.

No primeiro ano, em 2018, foram 105.974 toneladas. Em 2019 são 263.023 toneladas. E em 2020, foram 286 toneladas.