terça, 16 de abril
25 MAR 2020
Secretaria de Saúde esclarece dúvidas sobre COVID-19

Nesta terça-feira (24), teve inicio um projeto da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Valentim Gentil, para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o coronavírus. A primeira participação foi da Secretaria Municipal de Saúde.

Comandada por Gilmar Sobrinho, secretário de Comunicação, participaram da entrevista a secretária Elaine Teixeira Barbosa Simonato, a diretora de Saúde Rosana Segura, a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Josiani Belem, a farmacêutica Vanila Ricardo Pereira, e Cristian Oliveira da Defesa Civil.

Elaine explicou a população a atual situação do município. “O coronavírus virou uma realidade e nós estamos tomando algumas medidas para estar um passo a frente da pandemia. Quando coletamos o primeiro caso suspeito, compramos kits para coleta de exames e equipamentos de proteção individual e coletivo, além de intensificar as orientações ao munícipes”, disse ela. “Nós não vamos esconder dados de ninguém, precisamos trabalhar com números reais”, ressaltou ela.

Em relação aos números suspeitos a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiólogico, Josiani Belem, explicou o procedimento de coleta de exames. “Há uma nova resolução do Ministério da Saúde, que diz que só serão coletados exames de pacientes que apresentam sintomas graves. De quatro exames enviados ao Instituito Adolfo Lutz, dois foram descartados pelo IAL porque não atendem os critérios clínicos epidemiológicos para coronavírus que justifiquem a realização dos exames”, disse ela.

Josiani ainda disse que apesar da não coleta de exames em todos os pacientes, os que apresentam sintomas são notificados pela Secretaria Municipal de Saúde e acompanhados pelas Estratégias de Saúde da família. “A Secretaria de Saúde monitora 11 pacientes suspeitos, mas não temos nenhum em estado grave. Os casos suspeitos estão em isolamento domiciliar e a cada 48 horas nós entramos em contato para saber sobre a evolução ou diminuição dos sintomas”, explicou ela. “Só será coletado e notificado paciente com síndrome respiratória aguda grave. O não grave será monitorado pela Secretaria Municipal”, reforçou Josiani.