quinta, 25 de abril
20 MAR 2020
Secretaria de Saúde monitora quatro casos suspeitos de coronavírus

O atual momento e de prevenção. Esta é a principal recomendação dos órgãos de Saúde. A Prefeitura de Valentim Gentil, por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem adotado todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

No município, há quatro casos suspeitos e nenhum positivo. Os pacientes são três mulheres de 45, 32 e 21 anos e um homem de 24 anos, que tiveram contato com pessoas infectadas ou suspeitas de COVID-19. A pasta, através da Vigilância Epidemiológica entra em contato por telefone, diariamente, com os pacientes suspeitos da doença.

PROTOCOLO DE ATENDIMENTO
Os profissionais da Saúde de Valentim Gentil estão orientados e seguem normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O exame é realizado em casos que apresentam: febre, sintomas respiratórios (tosse e dificuldade em respirar) e que nos últimos 14 dias antes dos sintomas tenham histórico de viagem a área com transmissão local, ou tenha tido contado próximo com casos suspeitos ou confirmado do novo coronavírus.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que toda população fique em isolamento social e procure a unidade de saúde se for urgente. É importante ressaltar que, mesmo que os sintomas sejam leves, o vírus possui alto índice de transmissão, e pode agravar a situação do paciente infectado.

O paciente que apesentar sintomas deve comunicar os profissionais na hora do atendimento na UBS. Além do uso da máscara, apenas para o caso SUSPEITO, ele será encaminhado para uma sala de isolamento e ficará durante todo o atendimento na unidade.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO
É importante que toda população siga rigorosamente as instruções, para conter a disseminação do COVID-19.

- Lavar sempre as mãos com água e sabão e evite levar as mãos ao rosto;

- Usar sempre álcool em gel 70% para higienização das mãos e objetos;

- Não compartilhar utensílios de uso pessoal (toalhas, copos, talheres e travesseiros);

- Caso você faça parte do público alvo da vacina contra gripe, imunize-se todos os anos;

- Mantenha hábitos saudáveis, alimente-se bem, coma verduras e frutas e beba bastante água;

- Evitar aglomerações de pessoas e em caso de sintomas gripais evite circulação e mantenha se no domicílio;

- Mantenha as medidas de etiqueta ao tossir e espirrar (cobrir a boca e nariz com o antebraço ou lenço descartável).

- Evite abraços, apertos de mão e beijos no rosto.