quinta, 25 de abril
02 MAR 2023
EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE VALENTIM GENTIL CELEBRA RESULTADOS OBTIDOS NO IDEB – 2021 E SARESP 2022
A Educação Municipal de Valentim Gentil está em festa. Recentemente foram divulgados os dados do IDEB; (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) avaliação esta, realizada pelo Governo Federal e SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que é uma avaliação externa em larga escala da Educação Básica, realizada pela Secretaria Estadual de Educação.

O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica; (Saeb) no qual o site https://qedu.org.br colocou a E.M.E.F. “Vicente Santoro” como: DESTAQUE REGIONAL.
O SARESP possui a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas à melhoria da qualidade educacional.

A rede municipal de ensino de Valentim Gentil participou da edição de 2022 junto ao Ensino Fundamental Anos Iniciais. Foram avaliados os 131 alunos dos 5º Anos da E.M.E.F. “Vicente Santoro” e o trabalho árduo da gestão, docentes e equipe escolar foi recompensado.

A E.M.E.F. Vicente Santoro, em Língua Portuguesa, obteve 63,1% de nível satisfatório e 22,3% de alunos em nível avançado; isso quer dizer que 85,1% dos alunos que realizaram a avaliação obtiveram um excelente desempenho. Em Matemática, 66,2% dos alunos obtiveram nível satisfatório e 16,9% de alunos, em nível avançado, com média superior à Diretoria de Ensino, interior e rede estadual. Resumindo, 83,1% desses alunos estavam acima da média. Em Ciências, obteve-se 73,2% de nível satisfatório e 10,2% de alunos em nível avançado, com média superior à Diretoria de Ensino, interior e rede estadual, resultando 83,4% de aproveitamento.

O resultado mostra a evolução contínua e crescente da Educação Municipal e reforça o empenho da gestão escolar, docentes e funcionários, juntamente com a atual Gestão Municipal do Prefeito "Adilson de Jesus Perez Segura" e da Secretaria Municipal de Educação através da secretária "Neli Geanini de Oliveira Ferreira".