16 MAI 2022
VALENTIM GENTIL REGISTRA 150 CASOS DE DENGUE EM 2022
Nos últimos meses, o número de pacientes que procuram o pronto atendimento e as Estratégias Saúde da Família, aumentou significativamente devido a dengue. Desde janeiro, até esta segunda-feira (16/05), Valentim Gentil registra 150 casos da doença, sendo 25 somente na primeira quinzena de maio.

Os agentes de saúde, desde o início do ano tem promovido arrastões e visitas domiciliares com o objetivo de orientar a população sobre recipientes que possam acumular água e outras formas de combater o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, Chikungunya e febre amarela.

A Secretaria de Saúde alerta que os sintomas da dengue estão mais agressivos, devendo a população redobrar os cuidados. Entre os sinais de alerta estão: dor abdominal intensa e contínua; vômitos persistentes; queda abrupta da temperatura corporal; sangramento; agitação ou sonolência; tontura ou desmaio; pele fria e pálida; dificuldade de respirar; choro persistente em crianças; e diminuição da quantidade de urina.

Ainda segundo a pasta, a doença tem alta transmissibilidade. A orientação é para que a população redobre os cuidados com os quintais e locais que possam acumular água, além de descartar objetos inservíveis. Importante também tomar bastante líquido ao longo do dia, NÃO tomar medicamentos sem prescrição médica, pois pode agravar o quadro clínica, manter uma alimentação saudável com produtos frescos e pouco gordurosos.

Em caso de sintomas ou dúvidas procure a unidade de saúde mais próxima.