O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, sendo possível conhecer a realidade socioeconômica das famílias e, também, dados de cada um dos componentes da família.
Coordenado nacionalmente pelo Ministério da Cidadania, os dados devem ser mantidos atualizados pelas famílias. Para isso, a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o procedimento.
Para atualizar os dados, as famílias devem realizar agendamento prévio, onde serão solicitados todos os documentos necessários para atualização. Para agendar, o cidadão deve entrar em contato pelos telefones: (17) 99665-6705 (WhatsApp) ou (17) 3485-1321 ou pessoalmente na Secretaria de Assistência Social localizada na Avenida Cavalin.
O Cadastro é obrigatoriamente utilizado para seleção de diversos outros programas, projetos, serviços e benefícios sociais, mantidos pelo Governo Federal. O cadastramento não significa a inclusão automática da família nos programas sociais, inclusive no Programa Auxílio Brasil. A seleção e o atendimento da família por esses programas ocorrem de acordo com os critérios e procedimentos de cada um deles.