O terreno onde hoje está construída a Igreja, localizado na Praça Pio XII, foi doado em 1943, pelo fundador de Valentim Gentil, senhor Raphael Cavalin. Os primeiros pioneiros levantaram um cruzeiro, depois construíram uma pequena capela dedicada a São Sebastião, usada para práticas religiosas. A primitiva capela deu lugar a uma igreja maior, construída por ocasião da criação da paróquia, por Dom Lafayette Libânio, Bispo da Diocese de São José do Rio Preto, em 22 de dezembro de 1952.
A torre e a fachada da igreja foram desenhadas pelo médico Dr. Augusto Alves do Reis, que se inspirou em uma existente no estado do Rio de Janeiro, construída pelo Imperador Dom Pedro II. A torre chamava a atenção do estudante de medicina toda vez que ele passava em frente da igreja, durante os anos em que cursou medicina na cidade de Niterói. A renda para a construção da torre foi obtida através de um concurso de miss, para escolha da rainha da quermesse, cuja vencedora foi Isaura da Silva, esposa do médico Nair Poloni dos Reis, que foi fundador do Apostolado da Oração, primeiro grupo religioso da cidade.
Em julho de 1953, a paróquia, que era atendida pelos padres capuchinhos de Votuporanga, recebeu as missões franciscanas e a visita de Nossa Senhora de Fátima. Na época, a cidade ganhou o primeiro pároco residente, Padre João Schultiwolter, que contribuiu para o crescimento da comunidade paroquial. Foi ele quem construiu a Casa Paroquial. Também foram párocos: Frei Vital Aresi, Olegário Araújo dos Santos, Carlos Rodrigues dos Santos e o Padre Luiz de Souza Dias.