Foram conhecidos no último domingo, 4 de outubro, os novos membros do Conselho Tutelar de Valentim Gentil. Os conselheiros eleitos tomarão posse no dia 10 de janeiro para um mandato de quatro anos (2016/2019). Pela primeira vez, o processo eleitoral aconteceu em data unificada em todo país.
Apesar do voto não ser obrigatório, compareceram à eleição, realizada das 8h às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Vicente Santoro”, 1.376 eleitores, que elegeram cinco dos dez candidatos ao cargo.
Os eleitos foram: Joelma Gonçalves de Moraes (239 votos); Cleide Moraes Gomes (223 votos); Sandro Antonio Pereira (155 votos); Francislaine Roberta Chichetto dos Santos (143 votos); e José Carlos Advenssude (129 votos).
Como suplentes ficaram: Pablo Eduardo Néris Rodrigues (121 votos); Anderson da Silva (119 votos); Josiane Francisco dos Santos Pereira (115 votos); Marina Felippi Ferreira (102 votos); e Fábio Cabral Filho (23 votos). Foram contabilizados, ainda, entre brancos e nulos, sete votos no total.
A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Valentim Gentil e transcorreu de forma tranquila. A prefeita Rosa Caldeira esteve presente, assim como o vice-prefeito Alexandre Ramos, que acompanhou a apuração dos votos, parabenizando todos os candidatos, especialmente os eleitos.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com a presidente do CMDCA, Carla Oliveira, sempre que os direitos das crianças e dos adolescentes forem ameaçados ou violados, o Conselho Tutelar, que atende 24 horas por dia, deverá ser acionado, para que sejam aplicadas as medidas de proteção cabíveis.