04 MAI 2015
Milhares de pessoas prestigiam festividades do 72º aniversário de Valentim Gentil

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Valentim Gentil promoveram, de 1º a 3 de maio, uma série de festividades em comemoração ao aniversário do Município, que celebrou 72 anos de Fundação no domingo, dia 3.

Na sexta-feira, 1, feriado do Dia do Trabalho, na Câmara Municipal, o Poder Legislativo realizou Sessão Solene para entrega das “Medalhas 3 de Maio” para nove ilustres cidadãos valentim-gentilenses. Foram homenageados com a honraria: Anilce Berrardo Bissi, Carlos Antônio da Costa, Edinaldo Gonçalves, Elvis Gonçalves Silvestre, Lúcio Borlina, Luzia Beraldo Carlos, Manoel do Livramento Filho, Maria Dalva Marques Pereira Campanhola e Norival Cruz.

Sábado, dia 2, aconteceu a Missa em Ação de Graças ao aniversário do Município, na Paróquia São Sebastião. Em seguida, milhares de pessoas compareceram na Praça da Matriz, para prestigiar o show da Banda Jafferson, que fez uma grande apresentação, e o espetáculo pirotécnico com Fogos Xingu, que iluminou o céu de Valentim Gentil por cerca de 10 minutos.

O evento marcou também a entrega oficial de um caminhão tanque equipado para combate a incêndios florestais e a inauguração das obras de ampliação, adequação e reforma do pavimento térreo e superior da Unidade Básica de Saúde e recapeamento asfáltico em diversas vias públicas, numa área total de 103.283,62 m², nos bairros Jardim Montebelo, Jardim dos Ypês, Jardim Itália, Jardim Espanha, Jardim São Paulo e Centro.

A festividade contou com a presença de diversas autoridades, como o deputado federal Fausto Pinato (PRB); o deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB); a prefeita Rosa Caldeira, acompanhada do esposo e ex-prefeito Liberato Caldeira; o vice-prefeito Alexandre Ramos; o presidente do Legislativo, Zetti Maranini; e os vereadores Claudionor Chichetto, Fabiano Pinheiro, José Carlos Espinosa, Gilberto Martins, Gilvan Helder de Souza e Izaque Caldeira.

Durante pronunciamento, a prefeita Rosa Caldeira parabenizou a população pelo aniversário de 72 anos de Valentim Gentil e destacou que conta com o apoio dos deputados Fausto Pinato e Carlão Pignatari para realização da Festa do Peão de Boiadeiro, sem onerar os cofres públicos da Prefeitura.

Os parlamentares, por sua vez, se comprometeram a ajudar o município com recursos para a Festa e elogiaram a atitude do governo municipal de adiar o evento para priorizar os investimentos em setores essenciais da administração.

“Festa se faz quando o salário do servidor público está em dia, quando o pagamento dos convênios está em dia, quando os fornecedores recebem em dia. O país vive uma recessão absurda. Se não houver uma revisão do pacto federativo, as prefeituras que ainda não quebraram irão quebrar”, afirmou o deputado federal Fausto Pinato.

“Um prefeito tem que ter responsabilidade. Não se pode tirar dinheiro da saúde, da educação, da assistência social, para aplicar em festa, que é importante, mas em outro nível”, acrescentou o deputado estadual Carlão Pignatari.

No dia 3 de maio, domingo, data do aniversário de Valentim Gentil, aconteceu o tradicional Campeonato de Pesca na Chopplândia, que premiou os três pescadores dos peixes mais pesados, que foram: Antônio Vieira Sabino (1º lugar); Aleone Souza Santos (2º lugar); e Josi Celestino (3º lugar). À noite, encerrando o calendário oficial de eventos, foi realizado o Culto Cívico em Ação de Graças ao Município, na Igreja Assembleia de Deus – Ministério Belém (Templo Central).