sexta, 19 de abril
10 MAR 2017
Prefeitura faz parcerias para castração de cães e gatos abandonados

O número de cães e gatos cresce diariamente, mas nem sempre eles conseguem um lar. Na maioria das vezes, eles são abandonados nas ruas, ficando vulneráveis às doenças e outros perigos. Os que sobrevivem se reproduzem, fazendo com que mais animais de destino incerto nasçam.

Pensando nisso, a Prefeitura de Valentim Gentil, em parceria com a clínica veterinária “Bicharada” e um grupo de voluntários, decidiu promover, nos dias 13, 14 e 15 de maio, uma iniciativa inédita na cidade: uma campanha de castração de cães e gatos abandonados, que deve atender a cerca de 300 animais.

A ação emergencial tem como objetivo evitar o aumento do número de animais de rua, até que seja instalado o Centro de Zoonoses de Valentim Gentil, cujos recursos necessários à implantação foram reivindicados pelo prefeito Adilson Segura, em atendimento a seu plano de governo.

O recolhimento dos animais ficará a cargo dos voluntários da campanha, Fábio Monteiro e Elaine Galerani, que realizarão buscas em pontos estratégicos do município, como a Chopplândia, pátio da Estação e Cemitério Municipal, onde normalmente se concentra o maior número de caninos e felinos abandonados.

Após recolhidos, os animais serão encaminhados à clínica “Bicharada”, de propriedade dos médicos veterinários Fernanda Alves Padilha e Walter Pádua Neto, que disponibilizaram, gratuitamente, a mão de obra e o local para ocorrer as castrações. Vale lembrar que somente serão esterilizados por meio da campanha, os cães e gatos que passarem pela triagem dos voluntários.

Por sua vez, a Prefeitura de Valentim Gentil ficará responsável pelas despesas decorrentes dos medicamentos utilizados nos procedimentos cirúrgicos.

Adoção

Por conta da anestesia e pós-operatório, os animais castrados permanecerão em recuperação na clínica pelo tempo necessário e, após, serão disponibilizados para adoção, devendo os interessados em adotá-los, entrar em contato com os voluntários Fábio Monteiro e Elaine Galerani ou com Augusto Pinheiro (Gustinho do Táxi).