15 MAR 2017
Prefeitura trabalha na erradicação definitiva do antigo lixão

A Prefeitura de Valentim Gentil deu mais um passo importante para erradicar de vez a questão do descarte irregular de lixo a céu aberto no antigo aterro sanitário municipal, localizado às margens da vicinal Waldomiro Campanhola, próximo a propriedades rurais e a uma área residencial da cidade.

Segundo o prefeito Adilson Segura, foram disponibilizados equipamentos e equipe especializada, que estão concluindo o trabalho de erradicação definitiva do local, que será totalmente reflorestado com eucaliptos, evitando assim a proliferação de doenças no município.

Vale lembrar que o antigo aterro está com as atividades esgotadas e interditado pela CETESB desde 2011. Mesmo assim, até tempos recentes, era comum a livre entrada e saída de pessoas do local, sem nenhum tipo de fiscalização.

“Embora no meu mandato anterior (2009/2012) adquirimos área e implantamos um novo aterro sanitário, conforme prevê a Lei, nos últimos anos, grande parte do lixo vinha sendo jogada no antigo lixão, provocando diversas multas ao Município”, afirma o prefeito, que, desde que assumiu o Executivo, determinou a realização dos procedimentos necessários à lacração definitiva do local, em atendimento às recomendações do Ministério Público do Meio Ambiente de Votuporanga.

Com essa medida, o prefeito espera que o Município não seja penalizado com novas multas e possa, em contrapartida, investir os recursos economizados na execução de projetos na área ambiental. “Somente com o valor das multas aplicadas nos últimos anos, num total de cerca de R$ 250 mil, que ainda estamos pagando, daria para a Prefeitura ter construído um Ecoponto para separação e reciclagem de lixo”, conclui Adilson.