28 JUN 2017
Alunos da Rede Municipal visitam Estação de Tratamento de Esgotos

Na última terça-feira, 27/06, os alunos do 5º ano do ensino fundamental da EMEF “Vicente Santoro”, acompanhados por professores, coordenação pedagógica e monitores, realizaram uma visita à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Valentim Gentil, operada pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), responsável pelo serviço de coleta e tratamento e esgotos sanitários no município.

De acordo com o diretor municipal de Meio Ambiente, Marcelo Lourenço, o objetivo da visita foi promover uma ação de educação ambiental com foco em tornar públicas a existência e a importância da ETE. Também estiveram presentes a engenheira ambiental Patrícia Lucon Biage e o gerente do posto de operação da Sabesp em Valentim Gentil, José Roberto Rendeiro.

ETE

Os efluentes domésticos gerados pela população urbana são coletados e encaminhados para o sistema de tratamento de esgoto (ETE-2), localizado na vicinal Leonardo Guxardi, s/nº, zona rural.

Trata-se de um sistema australiano, composto por duas lagoas anaeróbias, duas lagoas facultativas e duas lagoas de maturação. O esgoto passa, ainda, por um processo de aeração que incorpora o oxigênio da atmosfera para o efluente final, contribuindo em melhorias para o curso d’água do Córrego da Varação, afluente do Ribeirão do Marinheiro e Rio Grande. Todo lodo gerado no processo, fica acumulado no fundo da própria lagoa, com previsão de retirada e destinação final, de acordo com projeto.

Anualmente, é realizada avaliação do automonitoramento da ETE por técnicos da concessionária, acompanhados por técnicos do Departamento Municipal de Meio Ambiente.

Vale lembrar que Valentim Gentil é um município que possui 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e todo o esgoto coletado é tratado, o que impacta diretamente na saúde, no meio ambiente, no turismo e no desenvolvimento e crescimento da cidade.