sexta, 29 de março
04 FEV 2020
Secretaria de Saúde realiza ações para combater mosquito da dengue

A prefeitura de Valentim Gentil, por meio da Secretaria de Saúde tem realizado uma série de ações para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A doença, desde o ano, tem deixado autoridades de todo o país em alerta.

O município, de acordo com dados divulgados pela pasta nesta segunda-feira, em janeiro de 2020 foram registrados 29 casos positivos da doença. Em 2019, no mesmo período foram 12. Com mais que o dobro de casos, as autoridades municipais tem buscado soluções para combater o mosquito.

Segundo a diretora de Saúde, Rosana Segura, atualmente os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde intensificaram as visitas nas residências a fim de eliminar criadouros do mosquito. “É importante que os munícipes tenham consciência, e deixem os agentes entrarem, porque o mosquito pode estar em locais que menos esperamos”, disse ela.

O trabalho realizado pelo poder municipal deve estar alinhado a conscientização de todos os munícipes. Para isto, é importante:

- Evitar o acúmulo de água;

- Descartar corretamente pneus velhos;

- Virar garrafas com a boca para baixo;

- Lavar a vasilha de água do animal de estimação regularmente;

- Manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas;

- Colocar telas em portas e janelas;

- Colocar areia nos vasos de plantas;

- Colocar desinfetante/sabão em pó/detergente nos ralos;

- Limpar calhas;

- Limpar piscinas e aquários.

Essas são algumas dicas que o munícipe pode adotar para contribuir com o combate a dengue.

É importante ressaltar, ainda, que o paciente que estiver com sintomas da doença procure as unidades de saúde do município para que o caso seja avaliado por um médico. A Secretaria de Saúde pede ainda, para que o munícipe não faça a automedicação.