31 MAI 2021
MEIO AMBIENTE
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente realiza pesquisa arqueológica para iniciar ampliação do Aterro Sanitário

Na última semana, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Valentim Gentil realizou uma pesquisa de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico, no local onde será realizada a ampliação do Aterro Sanitário do município.

O objetivo da pesquisa é verificar se a área, onde serão realizadas as obras de ampliação, não possui nenhum sítio de interesse histórico e/ou arqueológico, e com isso garantir a preservação dos registros eventualmente deixados pelos povos que viveram na região antes mesmo da formação da cidade.

“A ampliação do Aterro Sanitário é fundamental para continuarmos fazendo a destinação adequada de lixo. Para isso, seguimos todas as determinações da CETESB, e a pesquisa arqueológica faz parte deste processo”, destacou o Prefeito Adilson Segura.

Segundo o IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, na região da Bacia do Rio Turvo-Grande (UGRHI 15) onde se localiza o município de Valentim Gentil são conhecidos ao menos 71 sítios arqueológicos onde foram encontradas cerâmicas e outros utensílios dos povos indígenas que viveram na região antes mesmo da fundação das cidades.

“A equipe de Arqueólogos estudaram as áreas de intervenção e verificaram se existem sítios arqueológicos. Essas são recomendações necessárias para identificar se havia vestígios do passado, como antigos assentamentos. Desta forma, faremos as obras de ampliação de uma maneira mais responsável e preservando a história de antepassados”, destacou o secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Alexandre Ramos.